HISTORIAL

28-05-2010 19:42

O nome do nosso grupo de Música Tradicional remete para o passado, longínquo, puro, original.
É aí que gostamos de encontrar as nossas raízes e a nossa razão de ser.
Diz-se, e nós acreditamos, que o nome da freguesia onde nascemos, Ribeiradio, já foi Riparia do Ídolo, numa tradução simples, Ribeira do Ídolo. Tudo isto, porque os povos que habitaram há milénios este espaço teriam “adorado” um penedo com forma humana com um vago aspecto de esfinge.
Ídolo, por simplificação de expressão originou Io, e, Riparia do Ídolo transformou-se em Riparia do Io ou Ribeira do Io. Daqui a Ribeiradio foi um pulo. Aqui chegados, em Novembro de 1999, do Ídolo passado, formamos o Grupo de Música Tradicional
CANTARES DO ÍDOLO” reafirmando, deste modo, a nossa vocação para a preservação das tradições que alimentaram a vida cultural dos nossos antepassados.
Curiosamente, no início, formaram o nosso grupo dez elementos: cinco masculinos da freguesia de Ribeiradio e cinco femininos da vizinha freguesia de Arcozelo das Maias. Hoje, o grupo está diferente. Cresceu, expandiu-se sendo composto por dez elementos: cinco elementos de Ribeiradio, um de Arcozelo das Maias e quatro de Oliveira de Frades ( sede do concelho) 
O nosso repertório evoca as tradições de Lafões, recolhidas na sua maior parte, na freguesia de Ribeiradio em 1981. Cada cantiga retrata, uma experiência de vida, moldada por sentimentos, emoções, valores e paixões.
O nosso traje mergulha também no passado. Linho, burel, lã, a matéria-prima do que vestimos, foi confeccionado pelas artesãs da nossa região. Actuações têm sido várias e para públicos muito distintos. Destaca-se a nossa passagem pela “ Praça da Alegria” na RTP 1 onde tivemos a grata oportunidade de cantar para o “país e o mundo”.